terça-feira, 25 de maio de 2010

Projeto cultura negra

Justificativa: Este projeto tem por objetivo engajar nossa escola ao que determina a lei 10.639/2003, onde consta a obrigatoriedade em trabalhar sobre a história da cultura afro-brasileira. Desenvolvi este projeto com o propósito de fazer uma reflexão sobre a cultura afro-brasileira que contribuiu muito com a história de nosso país.

Objetivo geral: Conscientizar os alunos da importância do negro no Brasil e resgatar nossa história, tornando-os multiplicadores da cultura brasileira.

Objetivos específicos: valorização do negro, respeito à sua origem, conhecimento de suas raízes e conhecimento de sua cultura.

Desenvolvimento:Os alunos irão ao laboratório de informática, farão pesquisas na internet sobre o assunto específico de cada turma: 61: lendas negras, turma 62: o negro no RS, turma 63: quilombolas, turma 64: danças africanas, turma 65: escravidão, totalidades 4A e 4B: capoeira, escravidão e casa grande e senzala, turma74: preconceito racial e religiões africanas.

Avaliação: O aluno será avaliado de duas formas: a 1ª avaliação será através da escrita sobre sua pesquisa(conteúdo, apresentação e ortografia);  2ª avaliação será de acordo com seu desempenho na apresentação(conteúdo e expressão oral)

Poesia sobre o professor

Artista Anônimo

Sou profissional excepcional
Competente, polivalente
Dois, três e até dez em um.
Eu "rebolo", represento,
Faço mágica,
Um talento!
Sou psicólogo, conselheiro,
Palhaço e até biscateiro.
Ah! Se eu ganho muito dinheiro?
Não tanto quanto devia
Pra não ter de trabalhar
Dia e noite, noite e dia.
Sou réu, sou advogado
Defendido, acusado,
Querido e também odiado.
Sou babá, sou vigilante
E em alguns instantes
Também sou policial
Com a arma na memória
Vou fazendo a minha história
Nesta luta desigual.
Carrego dentro do peito
Uma sede de respeito
Ao meu merecido valor
E assim vou continuando
Com firmeza, desempenhando
Minha arte de ser professor.


de Eleusa Ribeiro da Silva Dias
Vitória da Conquista – BA
fonte: Revista Mundo Jovem

terça-feira, 11 de maio de 2010

Educação Artística

Nas aulas de Educação Artística, os trabalhos são orientados, mas a criatividade é do aluno.
Trabalho com alunos das turmas 61 e 62, e estes são muito criativos, participativos e gostam das atividades que realizam. Posteriormente publicarei alguns trabalhos destas turmas para vocês analisarem e darem suas opiniões.

História

A disciplina de História trabalha fatos ocorridos no passado e no presente. Sendo que não se deve trabalhar com "decoreba" de datas e nomes.
Deve ser feito de forma criativa, incentivando os alunos a gostarem da disciplina, através de estudo de documentos antigos, reportagens, imagens, apresentação de trabalhos através de teatros, danças, jornais falados.
Enfim, orientar o trabalho e não entregá-lo pronto para que o aluno apenas responda o que decorou.
Deve-se desenvolver projetos que despertem a curiosidade dos alunos,incentivando os alunos a pensarem criticamente, expressarem suas opiniões,que sintam vontade de assistir às aulas de História.